Editora Mais Que Palavras

(49) 3622 6062Tel

editor@editoramaisquepalavras.com.brEmail

BUSCA  
 
 

NOTÍCIAS

 
 
Compartilhe:

Nos Retratos da Coluna Prestes - PRONAC 172460

O projeto consiste na segunda edição e publicação do livro "Rastros da Coluna Prestes", de Lotário Staub, Euclides Staub e Edson Furhann. Aprovado no MINC. Aberto para captação de recursos. Já conta com patrocínio do BRDE e do Supermercado CompreFácil de Tijucas, SC. Novos patrocinadores serão muito bem-vindos! Temos muita seriedade na utilização dos recursos e no bom desenvolvimento das atividades.

Objetivos Gerais: - Promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; por meio da realização de um projeto no oeste de Santa Catarina, sobre a trajetória histórico-cultural local e por escritores da região; - Proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional; com a pesquisa e a divulgação de conteúdos valorosos para a preservação da história do país e da trajetória sociocultura de diversos municípios de Santa Catarina; - Estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória; pela produção de uma obra que aborda um período relevante da história nacional e regional, com impactos relavantes na realidade corrente.

Objetivos Específicos: - Produzir e publicar o livro Retratos da Comuna Prestes, de Lotário Staub, Euclides Staub e Edson Furhann. O livro aborda o período compreendido entre 1925 e 1927, no qual a Coluna Prestes, movimento revolucionário brasileiro, passou pela região Oeste de Santa Catarina, onde fundou diversas cidades. Para além do valor histórico, a obra irá abordar a experiência antropológica e humana oriunda dessa passagem e a herança histórica-cultural dos municípios. Serão publicadas 2000 unidades da obra. - Realizar 04 ações de formação de plateia com alunos do ensino médio da região oeste de Santa Catarina. As atividades têm por objetivo sensibilizar os alunos para a leitura, principalmente de temas histórico-culturais, e a produção de textos. Serão oferecidas 50 vagas para cada ação, totalizando 200 pessoas atendidas.

Justificativa: Os acontecimentos históricos moldam a maneira como as pessoas se organizam, se relacionam e dão fundamento para a construção de hábitos, gostos e mentalidades. Pode-se afirmar que a História é um dos pilares da formação cultural dos povos, tendo impacto global na vida social. A preservação e perpetuação do patrimônio histórico-cultural brasileiro depende dos esforços - do Estado, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada- para pesquisar, catalogar, organizar e divulgar conteúdos que abordem, de maneira didática, diferentes aspectos da nossa trajetória. A obra tem por objetivo investigar, sob uma ótica culturalista, a passagem da Coluna Prestes pela região oeste de Santa Catarina. Trata-se de um período muito relevante para a história nacional e , principalmente, para a local. Inúmeros municípios foram fundados nesse período, como consequência imediata da presença desse revolucionários. O foco do livro não é simplesmente apresentar os fatos históricos, mas as interpretações culturais a eles: as reações sociais à presença desse grupo, as expressões das comunidades em cada localidade, os hábitos e tradições na época, as manifestações artísticas durante esse período. O segmento da Literatura é um dos mais sensíveis do mercado cultural brasileiro, pois enfrenta dificuldades estruturais graves. O brasileiro não tem o hábito da leitura, lê mal e isso acaba gerando impactos negativos em todas a cadeia produtiva dos livros. É essencial que as políticas públicas de cultura incentivem tanto a leitura quanto à produção e à distribuição de obras literárias. Diante desses fatos, faz-se essencial destacar a importância da política de incentivo fiscal, como única alternativa encontrada pela equipe do projeto para ter acesso ao financiamento necessário para a sua execução, tendo em vista que se trata de um projeto de amplo valor cultural mas, porém, sem muito apelo comercial.O projeto cumpre com as seguintes finalidades descritas no Art. 1° da Lei 8.313/91: Promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; Proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional; Estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória; Para cumprimento dessas finalidades, o projeto se enquadra no seguinte objetivo indicado no Art. 3° da Lei 8.313/91: II - fomento à produção cultural e artística, mediante: b) edição de obras relativas às ciências humanas, às letras e às artes.

Atenciosamente,

Terezinha O. Bagatini - proponente

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mobilidade para você fazer bons negócios.
Créditos: